terça-feira

Peer-to-Peer Fundraising

Louis Helm Story

http://fundable.org/

Como a maioria dos estudantes universitários, Louis Helm teve um problema de fluxo de caixa. Ele veio com uma idéia para um serviço de distribuição digital de música nova, mas não conseguiu obter o dinheiro para lançá-lo. Que lhe deu uma idéia melhor ainda.

No início de 2005, lançou Fundable.org Helm, um website de lucro que permite que qualquer pessoa levantar dinheiro para nada - para fazer um filme, organizar um concerto, iniciar uma empresa, ou plano de uma reunião de escola. Usuários podem solicitar doações de amigos, familiares ou estranhos quando os doadores oferecendo um crédito no filme, uma cópia do álbum, ou bilhetes para o evento que ajudou a financiar. Para angariar fundos basta criar uma página explicando o quanto eles precisam, até quando, e para quê, e comece a aceitar compromissos. Se o montante desejado, é gerado dentro do prazo, Fundable recolhe o dinheiro e encaminha-lo para a arrecadação de fundos, menos cortar Fundable de 10 por cento. Se o total não for atingido, ninguém tem que tossir acima o dinheiro.

Até agora, a Miss Sun Fun vencedor E.U.A. Fundable usado para levantar US $ 800 para um vestido do concurso, os amigos coletados 1.200 dólares para uma viagem de mergulho Ilhas Caimão, e alguns programadores open-source vendida por US $ 2.300 para atualizar seu aplicativo de gerenciamento de e-mail. Na maior campanha Fundable até à data, os moradores de um Katrina devastou Nova Orleans bairro levantadas $ 9.260 para comprar um anúncio de jornal exigindo uma melhor protecção de inundações. "Eu sabia, por experiência que havia uma necessidade de algo como Fundable", diz Leme, 24, "mas eu nunca previu que a diversidade de necessidade."

Na verdade, Fundable parece ser a consequência natural de duas tendências importantes: a popularidade dos sites de redes sociais eo crescimento da linha de angariação de fundos, o que gerou cerca de US $ 3 bilhões para instituições sem fins lucrativos em 2004, segundo a empresa de consultoria Kintera.

Evitar scams poderia ser um desafio, para ter certeza. Helm, mas observa que a maioria das campanhas de envolver os doadores e os organizadores que se conhecem, e os doadores podem sempre tomar medidas para verificar que os organizadores são legítimos.

Helm diz Fundable recolheu cerca de 70.000 dólares em doações até o momento, apesar de um dom tamanho médio de menos de US $ 30. Ele e co-fundador John Pratt atraiu usuários através de pouco mais de boca em boca e de despesas pagas Fundable inicialização $ 8.000 de seus próprios bolsos. Claro que, se precisarem de levantar mais capital, eles provavelmente sabem onde se dirigir.